Injustiça não é nada legal!

Embora o meu blog seja voltado apenas para divulgar coisas legais, não consegui deixar este vídeo de fora. Porque de legal, ele não tem nada. Quem acompanhou o quadro “Soletrando” do Caldeirão do Huck, viu um pobre menino de história sofrida, superar todos os desafios e sagrar-se campeão. Porém, ele errou na final. Errou e levou. O vídeo é claro e o próprio Éder, lamenta-se pelo erro cometido. É ouvir e olhar os caracteres na barra inferior. É lamentável ver a letra ser vergonhosamente alterada. Não sei os motivos, não conheço a menina Thafne que é daqui de Curitiba, mas odeio injustiças. E o que mais me incomoda é que o “dono do programa”, o paladino da cidadania e do respeito ao próximo, o rapaz que narrou a própria morte após um assalto, o carismático Luciano Huck, aceitou toda essa marmelada. Assista e tire suas conclusões. “Vergonhasamente não legaus”!

40 thoughts on “Injustiça não é nada legal!

  1. André. O erro foi da produção disléxica do Huck. O menino falou “Dê” “A” “Dê” “Ê” mesmo, acertadamente.
    Repita somente o trecho onde ele fala as letras, umas 3 ou 4 vezes, sem prestar a atenção na imagem, que nos induz ao erro.

  2. É verdade, eu também fiquei revendo o trecho e ele realmente fala D, e não T. Quem errou foi a pessoa da produção, e deve ter deixado outras pessoas com essa dúvida.

  3. Nossa…Eu assisti a final e tbm achei marmelada, mas o pessoal aqui insiste em dizer que ele falou a letra certa, mas a questão é que “t” e “d”, são muito fáceis de confundir num momento como esse.
    Mas tudo bem o garoto levou a grana e espero que ele e seus pais saibam usar com saúde.
    Mas que a dúvida continua…Ah isso continua.

  4. Olá!
    Então… o que reparei no vídeo foi que ele pronunciou D, mas pelo sotaque, a produção entendeu T.
    Acredito que erro não foi dele não!
    E parabééns pelo site. Passo sempre por aqui!

  5. Realmente ele soletra DE A DE É. Ele fala o “OOOOOOOO” pois no exato momento ele olha para o monitor e vê que está indicado o T. O erro foi do responsável pela geração de caracteres que foi confundido pela dicção/sotaque do menino. Pelo menos nesse Blog as pessoas são mais centradas e não procuram apenas tumultuar os comentários. Parabéns para todos.

  6. Ah, agora lendo os outros comentários entendi… ele foi induzido a achar que tinha errado pelos caracteres que apareceram. Escreveram T…
    Acho que foi isso sim. Ele mereceu ganhar. Acho que foi justo.

  7. O garoto se lamentou quando viu o T e nao o D no teleprompter (retorno de video), pela certeza de ter falado corretamente. E o que está sendo julgado é o soletrar e não o falar a palavra. E soletrando ele falou corretamente.

  8. Gente, não sei se ele errou ou não, mas ao se lamentar, não foi por ver a palavra no vídeo. Até porque os participantes não não tem acesso a nenhuma imagem dentro da cabine – isso facilitaria muito a soletração.

    Tanto que já teve casos no soletrando de gente que começava a soletrar e depois esquecia da onde tinha parado e acaba errando.. =/

  9. Assisti o video varias vezes também, e em nenhuma delas consegui escutar ele falando “T”.

    Acredito que ele soletrou corretamente, ouvi Dê – a – Dê – é.

  10. Capturei o audio e coloquei no soundforge, o pico no grafico referente a entonação no momento do DA e DE são diferentes, o pico no suposto DA é maior do que no DE. Isso significa que ele falou TA, e nao DA. A diferença fica na faixa de frequencia de 65Hz. Outra forma bem simples de ver é notar a forma da lingua nas duas pronuncias, no momento do suposto DA ele direciona a ponta da lingua em direção aos dentes, e no DE é direcionado ao palato, na duvida, falem TA e DA, irao perceber para onde é direcionado a ponta da lingua. Simples, ele errou e o programa abafou!

  11. Meu deus do céu!

    será q ninguem sabe que num concurso de SOLETRAÇÃO, não se vê os caracteres no vídeo??

    Pensa, vc está soletrando a palavra, e esquece onde parou…. seria maravilhoso ter um vídeo ali pra vc ver onde está neh?

    eu acho q o muleke ai fala OOOOOOO pq viu q errou…e ele fala T e nao D…

    nem o professor sabia se ele tinha acertado ou nao… ao menos deviam dar outra palavra pra ele… se essa gerou duvida!

    prestem atenção no vídeo…. pelo amor de deus.

  12. a imagem faz confundir, concordo, mas se ouvir sem olhar, vai perceber que a pronúncia do D dele que é meio estranha, mas ele soletrou correto sim e a produção que errou… Mas a expressão dele, isso que me intriga mais, assim como sua interjeição “ôoo”

    É isso

  13. Ao anonimo que utilizou o soundforge: Voce está usando qual biblioteca de algoritmos? Você conseguiu outros vídeos para montar um arquivo de amostragens do mesmo menino?
    Na verdade você está é medindo a intensidade do som, e não o comparando com uma amostra que deve ser usada como unidade fixa, ou seja, a voz do garoto falando várias palavras que contém os Tês e os Dês. Assim é que deve-se fazer uma análise forense. É como uma analise de digitais. Você precisa de um banco de digitais para comparar.
    Acho que você anda vendo muito NCIS e CSI.

  14. Nesse dia as regras em geral estavam meio obscuras, a quantidade de vezes que se podia repetir a palavra, erros de pronúncia, quais opções de ajuda (significado, uso na frase, tempo e etc.) não ficaram claras. Outros quadros do programa são mais transparentes. Até a palavra que fez a Thafne perder (que não tinha significado) achei injusta pq a palavra pro vencedor tinha significado e acho que ele foi beneficiado nesse momento. Esse foi só foi o mais gritante dos erros. Fiquei feliz por ele, por ser uma pessoa simples e que precisava + do prêmio que os outros, e que quadros como esse servem como incentivo à educação, mas gostei mais ainda do Bem Legaus ter trazido a discussão pro blog que é muuito legaus.

  15. Ele disse claramente “Dê” a “Dê” e. Corretíssimo. A lamentação deve ser porque ele estava nervoso e imaginou ter falado alguma letra errado. Não sei se eles tem acesso a um monitor com a soletração, pois creio que é tudo de cabeça.

  16. DOIS ERROS

    Ele fala a palavra corretamente, soletra com T ( escuta-se um burburinho da platéia ao fundo – possivelmente admiraçao de quem observou o erro de pronúncia – o t pelo d ) e repete a palavra falando corretamente. Enquanto o apresentador não entra, o garoto faz um posicionamento negativo ( de negação, arrependimento ) balançando a cabeça e apertando os labios, confirmando o raciocínio de erro. O responsável pelo GC – gerador de caracteres, escreveu de acordo com a fala do garoto( ou seja grafia incorreta ) e instantaneamente corrige na sequência, como que por reflexo condicionado por ortografia.
    O menino errou, o operador de caracteres errou ao corrigir e o professor e o Luciano compraram os dois erros. Intenção maldosa ? nao, não creio. Foi erro crasso, mesmo.
    Muito Legaus o site. Parabéns !

  17. tem um milhao de motivos pra ele ter achado que errou na hora: reaçao da plateia (que com certeza tem no telao o que a gente ve em casa); ver sim as palavras no monitor (que vai digitando O QUE ELE FALA, e não o certo – ou seja, nao tem problema aparecer para o concorrente em um show que não é oficial – é TV, e o formato é escolhido pela tv – se alguem souber MESMO que nao aparece pra eles, estou ouvindo); ou qualquer outra coisa – eu concordo que se fosse só pelo que ele falou, ele nao diria “ooooo” logo em seguida – errar na soletração não é como errar um gol – voce fala o que sabe ser certo, até que o mediador diz que está errado. Ele nao teria essa reação automática – a única explicaçao é que estava vendo sim o que estava sendo escrito, e na hora, com o nervoso da situaçao, nao viu que o T não era o certo – era o que a pessoa tinha ouvido ele falar – que aquilo NAO MOSTRARIA o certo até ele acabar. De qualquer forma, quando isso acontece (ele falou D ou T?) o mediador pergunta de novo, pedindo pra ele clarificar “D de dado, ou T de tatu?” – isso é normal aqui (moro em NY). Soundforge ou não (bem sem fundamento algum, isso – trabalho com engenheiro de gravação e som faz decadas, nunca ouvi tamanha bobagem), ele fala um D sim.

  18. Eu ouvi várias vezes e entendi o “t” em todas… também não acho normal que apareçam para o candidato as letras que estão sendo ditas, para não facilitar o trabalho. Não tem lógica que ele veja este retorno do vídeo! E, se ele não viu, a expressão mostra que ele se deu conta do erro…

  19. Mania que esse povo tem de achar que tudo na GLOBO é marmelada! Se fosse outras redes de TV não teria nada disso. O menino falou D – vcs acham que milhões de pessoas assistindo o cara do caractere ia mudar assim na cara de todo mundo. O cara do caractere tava mais nervoso que menino.

  20. olha olhando e ouvindo (ou seria o contrário) aqui o vídeo várias vezes, me parece que ele fala o D sim… o "oooohhhhh" emitido me parece pq ele pensa ter colocado sotaque e pensa que falou T ao invés de D. As vezes acontece, ainda mais se tiver sotaque… e sabendo que depois que tu falou ta falado ele fica se martirizando pelo erro que ele pensa que cometeu…

    Novamente repita, ouvi varias vezes aqui e p mim ele soletrou "D" e não "T"…

    FLW-MALK!!!

  21. Eu fiquei muito intrigada com essa final, e não consegui achar o vídeo completo na internet. Ouvindo diversas vezes sem olhar a tela, realmente ele fala D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *