A volta do feriado: o post!

Viajar com a família é uma coisa legal demais! Volta e meia conseguimos fazer isto e o objetivo é aproveitar a turma unida o máximo de tempo possível. Desta vez a idéia central era visitar minha Madrinha Luci lá em Farroupilha e ainda curtir as gostosuras da serra gaúcha. Como fomos de carro, não dava para perder tempo e lá fomos nós rampa abaixo!

Chegamos antes da 13h no Samuara, um hotel entre Caxias do Sul e Farroupilha que já nos hospedamos outras vezes. Embora antigão, ele tem estilo. É afastado da cidade e o clima bastante aconchegante, com direito à uma bela lareira central no bar, perfeita para a sinuquinha pré-sono, e piscina térmica para a criançada. Mesmo assim, como a maior parte do tempo ficaríamos fora, o custo-benefício é excelente.

Depois de rodar tantos quilômetros e curtir o solzinho gaúcho regado à muita cerveja Serra Malte gelada, fomos jantar na Casa Di Paolo. Após abrir o apetite com uma espetacular sopa de capeletti, entendi porque eu tinha devorado tantos galetinhos al primo canto com tamanha voracidade. Descobri que a casa (onde almocei em outra viagem na filial que fica entre Bento Gonçalves e Garibaldi) há 8 anos consecutivos leva o título de “Melhor Galeto do Brasil” pelo Guia 4 Rodas. Definitivamente, eu assino embaixo. E olha que eles servem massas, grelhados, etc, também excelentes.

Domingo, véspera de feriado, em Gramado. Se você ama fazer compras e gente, muuuuita gente, experimente! A cidade é legal demais, adoro ir pra lá, mas ela certamente combina muito mais com frio. Estava bem abafado e com aquela multidão nas ruas, haja água, pernas e disposição, ainda mais com a criançada.

Mini-Mundo, Lago Negro e outros pontos turísticos clássicos estavam socados. Em meio à muvuca, achei engraçado o “limudoor”, publicidade de um restaurante numa limusine.

Eu imaginei que iria fotografar e postar muitos objetos legais, artesanato, etc, mas com tanta gente nas lojas, isto tornou-se uma tarefa impossível. Esta superespreguiçadeira de ratan, com “teto” removível foi uma das poucas coisas que fotografei sem alguém por perto.Depois de um dia inteiro em Gramado, à noite fomos jantar em Caxias. A indicação foi da recepcionista do hotel e valeu à pena. O rodízio de pizza da Pizzaria Peccato Di Gula, que se não lembrava em nada o visual chique da Casa Di Paolo, está entre os melhores que já comi. A Maricota adorou desenhar na mesa enquanto o pai dela aqui se entupia mais uma vez! Entre os 97 sabores oferecidos destaco a – pra mim inédita – pizza de coelho: um espetáculo!Aqui preciso abrir parênteses para elogiar o sistema Blue®Me™ Nav do meu carro. Eu resolvi testá-lo pela primeira vez, realmente sem fazer idéia de como chegar no lugar. Além de estar em outra cidade, eu tinha apenas olhado no Maps o endereço. Foi programar e pimba! A minha navegadora falava em alto e bom som. Um tal de “vire à direita aqui; daqui 150 metros vire levemente à esquerda”, até “Destino final alcançado”. Adorei!

Na segunda-feira, encontramos minha prima para um passeio que realmente posso garantir: foi impecável do começo ao fim! Fomos fazer um roteiro pelo Vale dos Vinhedos. Se você gosta de vinho e quer conhecer um pouco mais do produto nacional, o local é perfeito e eu recomendo. O visual à beira da estrada é incrível! As construções bucólicas e o clima rústico garantem o contato com muita coisa legal. Além do vinho, a região oferece gastronomia incrível e pelo caminho encontra-se queijo artesanal, antiguidades, artesanato, etc. Em uma das paradas fomos conhecer o fantástico Hotel & Spa do Vinho Caudalie. Primeiro centro brasileiro de tratamentos vinoterápicos, o lugar é um luxo só! Com acomodações espetaculares, cada canto tem um detalhe cheio de requinte e história. As diárias começam em R$ 350,00 e por aí vai…e vai.

De frente para ele, na parte de baixo do vale, a construção que vemos na próxima foto é a Vinícola Miolo.

O lugar é uma delícia, literalmente falando. Além do visual, dos jardins, do lago com ponte, da capela, tem uma loja com vinhos, espumantes, sucos, souvenirs, etc. Os visitantes também podem fazer passeios guiados para conhecer o processo de produção e claro, degustar vinho.

Foi lá que descobri: existe a Nossa Senhora da Uva. Virei devoto na hora! Ela tem até uma capelinha feita de pedra em sua homenagem.Na loja, pura diversão! Vinhos, vinhos e mais vinhos. A vinícola continua com a parceira de sucesso com o estilista Ronaldo Fraga e os croquis desenvolvidos pelo estilista mineiro “vestem” as garrafas dos tintos. O conceito é “Miolo veste Fraga”, aliando moda e estilo ao charme e o sabor de degustar um bom vinho.Neste dia havia também uma barraquinha com produtos da Casa das Máscaras de Gramado. Um show de criações de autoria dos artesãos Samara Barros e André Machado que usam a técnica do Couro Repuxado. As peças são incríveis e minha filha não tirou a dela o resto do passeio. Vale à pena conferir. Eu também comprei uma preta (mais nariguda que eu). Até os fãs de Star Wars têm vez, com a réplica da máscara de Darth Vader feita em couro.

Uma curiosidade: no laguinho da vinícola existem muitos peixes. Muitos mesmo. E você tem certeza disto quando joga por exemplo, farelos de biscoito. O vídeo explica bem.

Nossa parada seguinte foi na Cave de Pedra Winery, uma vinícola que produz 45.000 garrafas/ano e possui uvas raras como Egiodola e Ancelota.

Sua sede, um pequeno castelo de pedra, não só é imponente como serve de cenário incrível para festas e eventos. A lojinha também oferece diversas gostosuras e mais uma vez saí carregado de sacolas com garrafas, queijos, copas e grostoli (guloseima de origem italiana conhecida também como cueca virada ou orelha de gato em outros lugares).

Outra atração da região que não dá pra deixar de conhecer é a Casa Valduga.

Foi lá que almoçamos. E que almoço! Além de um ambiente espetacular, você emenda uma séries de pratos, um melhor que o outro.

Pão italiano, assemblage (azeitonas, alcaparras, tomate seco), polenta brustolada, fortaia (ovos batidos com queijo), pien (carne moída, tempero verde e queijo ralado), galetinhos, vitela, costela de porco, maccheroni (massa curta) e bigoli (massa longa) com diversos molhos, tortei de abóbora e ainda sobremesas como pudim de leite, sagu com creme e bavarese de café com calda de grappa. Ufa! Dá água na boca só de escrever.Pensa que acabou?! Que nada! Depois de ver outras atrações do Vale dos Vinhedos, partimos para o Santuário de Caravaggio, local obrigatório quando estamos por aquelas bandas. Hora de rezar e agradecer!Vou para lá desde bem pequeno e fiquei chocado ao ver que a velha matriz, ou Capela dos Ex-Votos, como é mais conhecida hoje, é vítima de vândalos e outros tipos de imbecis que escrevem seus nomes e outras bobagens nas paredes do histórico santuário que data de 1890. Aproveito para relembrar o ditado italiano que aprendi faz tempo: “A mãe dos imbecis está sempre grávida”.

Bem ao ladinho do santuário tem o restaurante Real Brunetta, que além de servir uma comida deliciosa, tem doces e outros tipos de gostosuras calóricas que fazem a alegria dos turistas.

Por recomendação, comprei a Graspa artesanal, branquinha, branquinha. Ainda não experimentei, mas isseram que fica bom colocar algumas gotas no café, pois pura é foooorte demais. Vou provar dos dois jeitos, claro!

O visual do lugar também é bem bacana e super-rústico, com direito até a um enorme pinheiro atravessando o teto na parte da frente do restaurante.

Bom, falei lá no comecinho que um dos motivos da viagem era visitar minha madrinha, certo?! Pois bem, claro que estivemos em Farroupilha e passamos um tempo com ela. Só que infelizmente, minha tão querida tia-madrinha não está nada bem de saúde. Embora a foto não deixe transparecer, ela já não é mais a mesma. Foi muito duro e bem triste, mas ao mesmo tempo fiquei muito feliz de poder abraçá-la e beijá-la. Fique bem, Dona Luci!

Finalmente, depois de quatro dias de feriadão, muitos passeios e muitas horas de estrada, encaramos a volta embaixo de muita chuva e com o céu sempre ameaçador. É só lembrar os estragos que os temporais causaram em SC no feriado e imaginar que passamos por eles.

No fim das contas, só de pedágio, gastei inacreditáveis R$ 100,04, lembrando que grande parte da estrada é em pista simples. Um absurdo.

Outra constatação é que todo carro que vai fazer um viagem longa com crianças deveria ter, obrigatoriamente, acessórios como: Dramin para evitar enjôos, aparelho de DVD com muitos filmes, sanduíches variados, salgados e doces, além de muita água e suco. Esta combinação, posso garantir, ajuda muuuuito. É isto! Espero não ter sido muito cansativo e que vocês tenham gostado. “Viajantemente legaus”!

0 thoughts on “A volta do feriado: o post!

  1. Acompanho sempre seus posts e este foi 10.
    Não viajei no feriado, mas depois deste post, foi como se tivesse saído. Muito legaus mesmo.
    Quero conhecer o sul, e suas dicas foram quase como um guia pra mim. Valeu.

  2. Também estive em GRAMADO nesse feriado (e em Canela e Novo Hamburgo). Já te escrevi um comentário antes. Me adicione no Messenger (ferraripaulista@yahoo.com.br) e/ou siga no Twiter (nasciem79). Meu Blog é nasciem79.blogspot.com
    Abraços,
    Luis Ferrari

  3. Admito que quando olhei o tamanho do post me assustei e me perguntei se chegaria até o final, mas comecei a ler e não consegui parar! Muito, muito bom mesmo!

    Quanto aos pedágios, é realmente um absurdo… Sempre tenho a sensação de estar pagando muito, mesmo indo para destinos mais próximos aqui pelo RJ…

    Parabéns pelo blog! Sempre muito bom! (fã de carteirinha XD)

  4. Oi! Bah nao acredito que estava em Gramado domingo, fomos pra lá também tomar um cappucino 😀 ehhehe fico ali em taquara as vezes (sogros) e minha mae mora em Porto, aih vamos aqui de Bagé passar feriados e afins 😛

    Gramado é tri, principalmente a comida 😛 ehauhea

    Da proxima vez que for pra lá toma cappucino na Bello Gusto, nao vai te arrepender!

  5. Nossa, que demais a viagem hein! Passear sempre é bom, pra visitar gente querida mais ainda! Mudando de assunto, agora q estou decorando meu ap, estou voltando a mtos posts antigos! Vlw e bju!

  6. Admiro muito o seu blog, que proporciona uma mistura de cultura e inovação. (E não que os dois não estejam interligados).
    Parabéns pela viagem e pelo post, que foi uma baita de uma propaganda pra mim, que também fiquei com vontade de conhecer!

  7. Não é impressionante?! Acabo de falar sobre o ditado que a mãe dos imbecis está sempre grávida e pronto! Aparece um para comentar por aqui! O que o coitado não sabe é que deleto na hora este tipo de besteira. É o risco que se corre ao deixar os comentários sem moderação, mas mesmo assim acredito nas pessoas. São poucos os idiotas que querem dar uma de engraçadinhos. E claro, a pessoa sempre entra como "anônimo", né?! E apenas para explicar ao inepto, que certamente deve estar esperando para ler alguma resposta: o blog é pessoal, sim, cidadão. Tão pessoal que eu escrevo o que quero e sobre o que quero. Vai da pessoa querer ou não ler. Assim como qualquer blog, site, etc, acessa quem quer. Se não gostar, basta sair e nunca mais voltar. Simples assim, entendeu?! Vá procurar alguma coisa de útil pra fazer.

    André Montejorge

  8. Nossa seu post foi divino. Viajei com vc! Parabéns pela escolha das fotos e de todo o percurso e de principalmente de ter feito uma mênção especial a sua querida Tia-Madrinha. Que Deus a proteja! Abraços Paula Rollemberg

  9. Faço das palavras da Alessandra as minhas. Dei uma olhadinha, e achei que ia ser muito cansativo, mas depois voltei, e li (super empolgada) até o fim. Sou uma amante de viagens, e achei muito interessante o seu roteiro. Parabéns pelo texto, ficou ótimo, assim como já é seu blog.
    Gostaria, se não for pedir muito, saber o custo total dessa viagem, pra eu ter uma base, pois já pensei em fazer algo parecido.
    Se puder, mande para o meu e-mail: juliapaniz_@hotmail.com
    Agradeço desde já, e novamente, parabéns.

  10. Opa… acompanho teu blog diariamente faz tempinho já, mas nunca comentei… porem dessa vez não resisti, tenho que agradecer os elogios feitos a minha querida terra.. hehehe…
    espero que volte sempre, e dá proxima aproveita p dar uma voltinha pelos caminhos de pedra… aposto que as crianças iam adorar ver as ovelhas na "Casa das Ovelhas" entre outras coisas bem legaus…
    Abraços e parabens pelo blog

  11. Ai, André… agooooora eu vou!!! Sabe, eu fico ensaiando pra ir pro Rio Grande e dá uma preguiça da loooonga viagem, as malas, estrada, estrada… MAS DEPOIS QUE EU PUDE VER UM POUQUINHO DO QUE VOU ENCONTRAR POR LÁ… Valeu pelas dicas!Já anotei tudo direitinho. Amei. Mto legaus…

    Grande abraço!

  12. Adorei! Eu sou frequentadora de seu blog, e esse post foi especial… Até passei pra um amigo de Floripa, 2 crianças pequenas e uma viagem marcada para Gramado… Vai ser útil!! Beijo e parabéns!

  13. Opa!! Gostou da minha terrinha!!! Moro em Caxias do Sul e a próxima vez que vier pra cá não deixe de almoçar no Alvorada (melhor que a Casa di Paolo – mesmo estilo de comida), entre outras coisas legais de ver, fazer e comer…abraços!

  14. Menino quanta coisa boa para um feriado!
    Vou te contar uma coisa; não fosse vc. ter colocado os nomes dos lugares e cidades pensaria que vc. estava numa cidadezinha da europa.
    Tudo muito muito muito chique!
    Chegando ao final do post e ao objetivo do passeio a MADRINHA!!! Que delica ter madrinha! Para as outras coisas: Só com MASTERCARD heim!
    parabéns

  15. Olá André…
    por pura coincidência minha família tbm desceu pra rio grande do sul, passaram, meu padrasto queria ir até bento gonçalves.
    minha mãe trouxe chocolates para mim da florybal, compraram um monte de vinhos e tal…

    olha, se eu tivesse ido, quase nos esbarraríamos por lá…
    me deliciei com tuas fotos e teu texto!!!
    sou fã do bem legaus, obrigada por dividir seu blog com a gente.
    ótima quinta, bjo.

  16. na verdade fiquei + curioso em saber:
    o que será que algum insigne passante teria a dizer sobre teus textos tão legaus a ponto de lhe incomodar (e a mim também, claro)?

    De toda forma, permita-me preocupar com algo + nobre: Senhor, alivie seja qual for o sofrimento de Dona Luci.Amém.
    abç

  17. Oi adoro esse blog e sempre passo por aqui adoro as dicas a forma de que vc se expressa e tenho certeza que vc deve ser uma pessoa incrível, dedicado e talentoso, parabéns continue assim mostrando tudo de BEM LEGAUS,para alegrar nosso dia, ao menos o meu rss…um abraço

  18. Oi André, que legal esse passeio e voce nos descreveu tão bem, parecia que estávamos lá, que sonho. Eu sou do RS, lá de Sta Maria, moro em SP há muitos anos, mais de 30 e descobri que não conheço nada do RS pois nunca passei nesses lugares, incrível, né?
    Essa tal massinha italiana (grostoli)eu faço sempre aqui em casa, chama-se cuequinha virada, é frita e passada na canela com açúcar, muito gostosa, né?
    Voce não engordou nenhuns kilinhos comendo tantas coisas gostosas?
    Continue postando tudo de legaus pra nós pois, como já disse em outro comentário, seu blog faz parte do meu dia a dia, não perco nada, leio tudo e amo de paixão.

  19. Oi, André!
    Eh muito bom ver o pessoal se encantando com a nossa terrinha!! Aqui eh tudo mto especial mesmo!!

    Soh a titulo de curiosidade: voce sabe como é feito o "pien"? Não sei se chegaram a te falar, mas akele recheio de carne moida e temperos é colocado dentro da pele do pescoço da galinha e cozido no caldo da sopa de Capeleti! Pelo menos aki na minha cidade é assim que o pessoal faz nas festas do interior!! E vamos combinar: É BOM DEMAAAAIS!!! hehehehe….

    Grande abraço!
    E volte sempre!!!

  20. Como caxiense, fico feliz que tenhas passado também por aqui. O Samuara é o nosso hotel mais tradicional e , eu tbem me hospedo por lá. O custo beneficio é realmente excelente e, tem uma comida otima, uma lareira fantastica, bom serviço e esta perto da cidade. Muito verde e lugar bem agradavel. Como aprendi o caminho, espero te encontrar por lá, na proxima

  21. Como caxiense, fico feliz que tenhas passado também por aqui. O Samuara é o nosso hotel mais tradicional e , eu tbem me hospedo por lá. O custo beneficio é realmente excelente e, tem uma comida otima, uma lareira fantastica, bom serviço e esta perto da cidade. Muito verde e lugar bem agradavel. Como aprendi o caminho, espero te encontrar por lá, na proxima

  22. Amei o post da sua viagem… como gaucha nata, lembrei de minh ainfancia visitando a vinicula do Castelinho… Gramado é linda, aconchegante e muito saborosa, os cafés coloniais são um show a parte.. as estradas são péssimas, vivem esburacadas e em obras, quem sabe um dia ficam boas de verdade… Adorei a dica pra viajar com criança… vou por em prática. Parabéns pelo blog, lindas fotos e belas palavras… o dito italiano, foi o melhor! rs sou fã do seu blog! Alessandra

  23. Olá, André!
    Sou gaúcha e conheço a serra, mas adoro ler sobre viagens e ver essas fotos maravilhosas. Cada vez descubro coisas novas sobre meu próprio estado!
    Parabéns pelo texto e pelas lindas fotos!

  24. Eita André… ler seu relato me fez lembrar na viagem M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A que fiz com meu namorado pra Gramado. Que lugar é aquele, hein?! Sem noção de tão boomm… conhecemos Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, Curitiba, Treze Tílhas, Pato Branco, Clevelândia e ainda atravessamos a fronteira e fomos para Argentina. Fiquei muito sentida de ter que vir embora… Bom demais relembrar minha viagem através da sua. Parabéns. Bjs. Leilane – Brasília/DF

  25. E aii kra!! Mto legaus o blog.. heheh… descobri por acaso e parabéns pela idéia original e curti mto sua saga aqui pelo RS… rsrsrs… Valeu pela ótima publicidade do nosso estado!
    Venha mais vezes!!!
    Forte Abraço!!

  26. querido, que coragem a sua em sair num feriado de Curitiba para o Rio Grande do Sul. que bom seu Leão! o resultado só poderia ser esse mesmo: viagem tri legal. eu morei 31 anos no RS e não conheço nada disse que falastes, mas sempre pensei com carinho sobre a Serra Gaúcha. embora tenha passado o feriado aniversário com os pais, em POA, esse post serviu para findir a saudade da terra, que já iniciava de novo…

    bjo

  27. Sempre acompanho teu blog e nunca tinha comentado. Porém, depois desse post, não resisti! Parabéns! E que bela viagem por essas bandas! Deu muita vontade de copiar esse roteiro bem legaus 😉 Abraços, Roberta de Porto Alegre

  28. Nossa, Casa Valduga, muito bom. As massas com molho de tomate seco são as melhores que já experimentei na vida.
    Sou de SP mas morei em Porto Alegre 1 ano, então fazia todo este teu caminho de fim de semana, pelo menos 1x por mês.
    Passeio muito bom. Deu saudades.
    []'s

  29. Muito instigante o roteiro, bem detalhado e nada cansativo!! Ótimas imagens e é uma pena que, como nada é perfeito, os imbecis sempre estão presentes… coisas que acontecem num país tão atrasado culturalmente como o Brasil.

  30. Show de bola, André!!! Viajei junto com vocês, haha!

    Volta e meia eu acesso o blog, leio os posts atrasados e tal, mas (que vergonha!) nunca deicei comentário. Só que esse não deu pra não comentar. Superlegaus!

    Abraço

  31. Oie, leio sempre teu blog e adorei ver minha terrinha por aqui. Sou de Gramado e as vezes fico frustrada de não ter por perto esses objetos de desejo que tu mostra. Mas agora sabendo que minha cidade É um desses objetos fico bem mais feliz!!!

  32. Bah, tu sabe que eu acompanho teu blog a uma cara… Muuuuuito tempo… e sempre fico impressionado com o que tu posta aqui, tantas coisas que eu queria comprar e não tem jeito de conseguir. Ai hoje vou acessar o blog porque fazia tempo que nao lia e de repente começo a ver umas fotos de férias, às primeiras fotos parece que tinhas ido viajar para fora do Brasil, e sabe que quase não me enganei… Eu moro em Bento Gonçalves, fico muito orgulhoso que tu tenha gostado do Vale dos Vinhedos, é muito lindo mesmo, venha a próxima vez e passe uns dias no Hotel Villa Michelon ou no Spa do Vinho, fora de série mesmo… Como uma guria comentou antes, tem o Caminhos de Pedra também que é muito legal de passear, outra coisa legal de passear é de trem, ou melhor de 'Maria Fumaça'… Obrigado pela visita!

  33. Adorei….
    Sou gaúcha, e adorei ver um dos pontos turísticos do meu estado, ser tão bem retratado no teu blog.
    Parabéns.
    E concordo totalmente com os teus comentários…. principalmente sobre a casa Valduga, pois já almocei lá… e relamente… é uma LOUCURA….

    Amo demais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *