Cinto de utilidades

Não, este post não é sobre o Batman, mas certamente fala de um super-herói. Afinal, como chamar alguém que criou nada mais nada menos que o cinto de segurança de três pontos? A invenção é considerada até hoje uma das mais inovadoras e importantes no que diz respeito a segurança veicular. E você sabe quem e para quem ele foi criado?! As respostas são: o engenheiro sueco Nils Bohlin para, claro, a Volvo! A verdadeira obsessão por segurança que está no dna da fabricante foi muito além de qualquer interesse econômico e a indispensável criação acabou sendo disponibilizada gratuitamente para todas as outras marcas. Representante de sua invenção, Bohlin viajou o mundo difundindo a importância do uso do cinto. A data do invento? 1959! A Volvo o havia contratado um ano antes para o cargo de primeiro engenheiro de segurança. Seu background como projetista de ejeção de pilotos era ideal para ajudar na solução dos gravíssimos problemas que acometiam a versão dos cintos de segurança da época. Como eram fixados em apenas dois pontos, prendendo apenas a linha da cintura dos passageiros, a parte superior do corpo ficava solta. Isto causava sérias lesões nas colisões em alta velocidade.
Foram 12 meses de trabalho para que Nils Bohlin desenvolvesse o dispositivo de três pontos. Eficaz, simples, fácil de usar e principalmente, seguro, ele acabara de criar uma das maiores invenções da indústria automobilística. Para se ter uma ideia, em 1985 o Departamento de Patentes da Alemanha classificou o cinto de segurança de três pontos entre as oito invenções mais importantes em um século de existência. Condecorações não faltaram ao engenheiro da Volvo, que incluíram medalhas e homenagens dos mais importantes institutos científicos, como a Academia de Engenharia Científica da Suécia, o Automotive Hall of Fame e o National Inventors Hall of Fame.

Dizer que a iniciativa partiu da Volvo é no mínimo louvável, já que a história aconteceu no final dos anos 50. A incansável preocupação com segurança e a incessante busca por inovação dos suecos garantiu números impressionantes. Segundo um estudo de 2002, a invenção do sueco Bohlin estimava em mais de um milhão o número de vidas que foram salvas pelo cinto de três pontos. Hoje, quase 10 anos depois, muito mais gente entrou nesta soma. Somente nos Estados Unidos o cálculo é de que cerca de 100.000 pessoas escapem de lesões em acidentes de automóveis. Com dados assim Nils Bohlin pode sem dúvida receber o título de super-herói que citei lá começo.
E tudo começou com um desejo da Volvo. Dá ou não dá orgulho de ser embaixador da marca?! “Seguramente legaus”!
*Em 2002, aos 82 anos, Nils Bohlin faleceu vítima de infarto.

0 thoughts on “Cinto de utilidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *