Cenoura de Páscoa

Daqui alguns dias será o Domingo de Páscoa. Tempo suficiente para quem quiser arriscar reproduzir esta divertida opção de entrada ou aperitivo para o cardápio pascoalino. Trata-se de uma cenourinha recheada, que parece uma versão temática dos clássicos canudinhos de maionese, perfeita para a ocasião e que vai fazer os seus coelhinhos adorarem. Como a receita original usa um tipo específico de massa da marca Pillsbury que não temos por aqui, a ideia é – como em qualquer prato – se ajustar. A confecção é bem simples e dá até pra a criançada participar.

Você vai precisar de poucas coisas, mas tudo fica a seu critério. E como este blog não é de culinária, vou dar apenas a base (que com as fotos, fica ainda mais fácil de entender), sem medidas exatas ou regras. Anote lá:
– Massa de pastel, pastelão, folhada, etc, comprada pronta ou se você se garantir, faça a sua.
– Ovos para pincelar a massa
– Corantes comestíveis nas cores vermelho e amarelo para chegar ao tom laranja da cenoura. Se tiver a cor pronta, melhor ainda.
*A tinta é que dá o “tchan” da coisa, mas em último caso dá para passar apenas gema de ovo. O problema é que vai ficar com “cara” de pãozinho.
– Recheio da sua preferência: maionese de batata, patê, salsicha, salada de ovo, carne moída, etc.
– Galhinhos de dill fresco ou salsa
De utensílios é preciso:
– Faca ou cortador de pizza
– Cones de metal (moldes) (acha-se fácil em lojas do ramo)
– Pincel
– Papel alumínio ou papel manteiga
– Assadeira grande
Pronto! Agora é meter a mão na massa, literalmente!
Corte a massa em 6 tirinhas finas como as da foto e pincele com os ovos ligeiramente batidos.
Enrole com cuidado e delicadamente cada tira, como se estivesse brincando de massinha de modelar. Pode ser com a palma da duas mãos, alongando um pouquinho cada rolinho. Faça isso com as seis tiras e depois pincele novamente com os ovos batidos. 

Pegue um cone de metal e, começando pela ponta fina, vá envolvendo o molde cuidadosamente. Deixe a pontinha da massa presa de maneira bem firme para evitar estragos futuros. Lembre-se que você quer imitar uma cenoura como as de desenho, então vá prendendo até o topo do cone. Reserve. 

Coloque umas 30 gotas de corante amarelo em uma tigela pequena e pingue uma ou duas gotas do vermelho. Misture para obter a cor laranja. Esta é a proporção aproximada. Forre uma assadeira com a folha de alumínio ou papel manteiga e prepare-se. Chegou a hora de pintar. Usando o mesmo pincel (lavado, claro) que você pincelou os ovos, cubra homogeneamente toda a superfície de cada cone. Eles já vão começar a ficar com cara de cenoura.

Coloque-os na assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200°. Asse de 6 a 8 minutos ou o tempo que estiver indicado na embalagem da massa. Na metade do tempo é legal dar uma giradinha em cada cone para as cenouras dourarem por inteiro. Desligue o forno, retire a assadeira e deixe esfriar por alguns minutos. Tire as cenouras com cuidado dos cones: segure-a com uma das mãos e com a outra torça levemente o molde, puxando-o para fora.

Recheie cada uma de acordo com o seu gosto e coloque os galhinhos de dill ou salsa. Dependendo do recheio e acondicionados em recipientes bem vedados, duram perfeitamente por 2 dias em geladeira. Claro que o melhor é que sejam feitos no dia de comer. Com quase uma semana de antecedência, dá pra testar bem. Uma ideia bem legal para decorar e criar uma mesa diferente para a Páscoa ou em qualquer outra ocasião.

Eu usei de livre tradução e dos meus conhecimentos de chef amador para transcrever esta receita, mas como eu disse, quem conhece um pouco de cozinha vai saber se virar e se ajustar. Talvez seja a primeira receita que eu posto. Vai que vira moda eventualmente?! Quem gostou desta brincadeira pode ver muitas outras ideias no site hungryhappenings.”Pascoalinamente legaus”!

11 thoughts on “Cenoura de Páscoa

  1. ahhhh. nenhuma menção sobre o siginificado da páscoa? Vamos tentar explicar pras crianças bem resumidinho: Era uma vez um homem muito muito muito bom que morreu muito jovem. Os malvados mataram Ele. Só que o papai do céu gostava muito muito muito dele pois que ele era muito muito muito bonzinho lembra? Então mesmo morto ele voltou a viver! E vive até hoje! Devemos lembrar disso todos os dias. E em especial no dia da páscoa.
    fim!…ou melhor…começo!

  2. Kkkkkkk! Até tu, Chicos?!

    Pô, eu sempre falo que as pessoas não lembram muito do significado das datas, etc, etc, mas não tem como fugir! Páscoa É também coelhinho e ovo de chocolate. os pais colocam cestinhas, pegadas de coelhinho, etc..E também porque como é uma sugestão de aperitivo, convenhamos que é mais adequado ser algo relativo ao coelho, certo?!

    Pô, Chico…snif, kkkkkk

  3. Isso chico, aí depois que nossos filhos perderem alguém que gostam muito muito, a gente diz pra ele que esse alguém não era assim tããããão bonzinho, por isso não teve o direito de voltar a viver!

  4. A idéia é fantástica. Aqui em Londrina eu edito receitas para nosso grupo de culinária muito parecidas com a sua edição…..ficou perfeito…didático…gostei muito… fico esperando outras…..mais uma vez..parabéns…

  5. Nossa, amei!!! Vou fazer no próximo ano com certeza. E não tiro essa coisa do faz de contas dos meus filhos. Falo o que é a páscoa, natal e afins…mas criança é criança, e merece ter o mundo do faz de contas até quando achar que deve.
    beijos e adoro seu blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *