Facas mineiras

Que eu adoro cozinhar e curto facas de cozinha, os leitores rotineiros do blog sabem muito bem. E justamente por isto eu não deixaria de postar este Bem Legaus Nacional. Trata-se da fabricante artesanal de facas ORK capitaneada pelo jovem designer e cuteleiro Daniel Gontijo

Após algumas trocas de e-mail com ele pude ver que os produtos que tanto me chamaram atenção retratam perfeitamente a filosofia que pauta o seu trabalho. Desenvolver objetos simples, úteis e funcionais – seu grande desejo -, misturado a paixão que herdou do pai pela arte da cutelaria: esta é a essência da ORK (Organic Knives). Ele contou que não é fácil encarar o desafio de trabalhar com materiais “vivos” como aço, madeira, couro e resina, mas em compensação é extremamente prazeroso e uma grande evolução na sua carreira de designer.

As facas são um misto de alta qualidade, tradição e modernidade o que faz delas peças únicas e especiais. Antenada com o que mundo atual pede, toda a madeira utilizada pela ORK nos cabos e suportes provêm, ou de poda, ou de materiais de demolição ou de árvores tombadas por intempéries. Além disto, a parte de colagem e acabamento é feita com resina orgânica atóxica derivada da mamona e utiliza apenas retalhos de couro de selarias. 
As facas da ORK se dividem em dois grupos: Chef e Wild. A primeira é pra turma que curte cozinhar e inclui modelos de vários tamanhos e utilizações. Já a Wild é para os aventureiros de plantão que gostam de encarar ambientes outdoor. Independente da linha ou modelo, todas as facas têm lâmina de aço carbono com têmpera seletiva, o que permite um fio de alta dureza e o dorso macio, combinando corte excepcional com resistência a quedas e torções. 
Além da alta qualidade dos materiais, outra coisa que eu adorei na ORK foi a possibilidade de escolher a combinação de cada faca. Você define o modelo e então escolhe a cor/tipo de madeira e o acabamento da lâmina (polida ou negra). As facas da linha Chef incluem o suporte/protetor do fio e as da linha Wild vêm com bainha de couro. 
Os preços?! Bem legais também! Variam entre R$ 170,00 e R$ 300,00. Quem quiser encomendar a sua ou saber mais sobre a ORK, o link como sempre está no final do post. A minha primeira vai ser uma Chef de 8” com lâmina negra e cabo em peroba rosa. Parabéns para o pessoal da ORK e ao Daniel Gontijo; adorei o trabalho de vocês. Desculpe também pela demora em postar, já que te incomodei pedindo informações, mas só hoje consegui subir o artigo. Obrigado também a Juliana Gomes pela superdica. “Afiadamente legaus”!
Contato/​Encomendas/Dúvidas:

Daniel Gontijo – Sete Lagoas – MG – Brasil
organicknives@gmail.com
Tel: 55 031-3771 1790
Cel: 55 031-8736 1790

6 thoughts on “Facas mineiras

  1. Lindíssimas facas, excelentes preços. Se eu conseguir meus objetivos em 2020/2021 encomendo em massa, quem sabe até me torno representante.

    Adoro gente que faz bem as coisas, que gosta do que faz.

  2. Comprei algumas faças do Daniel(ORK)
    Super satisfeito qualidade do material e beleza do design
    Recomendo além de uso próprio ideal pra presentear a embalagem de madeira top demais.
    José Geraldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *