Lembro direitinho quando eu ainda moleque (nem imaginava que iria virar piá) e as minhas 2 irmãs mais velhas recebemos a notícia do meu pai: “Fui transferido para Curitiba!“. Morando desde sempre no Rio de Janeiro, isto caiu feito uma bomba pra mim e após um “Ahhhhhh…nãããão, pai!“, fizemos uma pergunta típica de quem se acostumou com certas bênçãos da cidade maravilhosa: “Tem praia lá, né?!“. Anos e anos depois, a curitibanice me conquistou. Conquistou não, envolveu! Moro aqui há mais tempo do que em qualquer outro lugar e simplesmente posso afirmar que virei um legítimo representante da terra das araucárias. Amo esta cidade e a defendo com unhas e dentes. Bebia Chocomilk de garrafinha (o “original”) acompanhado de deliciosos schneks, xinéks, chinecks, chineques ou seja lá como se escreve. Achava o máximo os comerciais da “Fedatooooooo” e da Malucelli da Visconde com o Kid Malu. Estudei no Positivo e na UFPR, tenho fotos das estações-tubo sendo instaladas, caneca de chope do Alemão e adoro preparar uma carne de onça. Morro de saudade de pedir “uma xicrinha” de amendoim na banquinha e acho que vina soa melhor que salsicha. Adoro a Feirinha do Largo da Ordem, correr no Barigui e nunca vou me cansar das figuras que transitam pela Rua XV. Adoro o mau-humor do clima e encarar Santa Felicidade em pleno domingão. Sou casado com uma curitibana, tenho sócio curitibano, empresa curitibana, a maioria dos meus grandes amigos é de curitibanos, tenho uma filha curitibana e um filho legitimamente curitibano e piá de prédio! Sei que esqueci de muuuuitas coisas que adoro nesta capital metida a ser melhor que as outras e que me adotou com cidadão curitibano, mas não têm importância. O que eu não poderia era deixar de dar os parabéns para esta queridona que hoje completa 319 anos de vida! Parabéns Curita! Parabéns Cidade Sorriso! Parabéns Capital Ecológica e todos os outros apelidos que já te deram! Desejo muitas felicidades, sua linda! “Bairristamente legaus”!
*Fiz as fotos deste post entre 2003 e 2012
**Quem não é daqui e não está na faixa dos 40 anos, vai ficar boiando em muito do que escrevi.
Falou e disse André. PARABÉNS CURITIBA!
Oi, André, sempre acesso o seu site e este é meu primeiro post. Realmente Curitiba é linda e adoro os programas da cidade. Um grande abraço de um fã capixaba.
Poxa q bacana,adorei seu texto,me fez lembrar muitas coisas,o comercial do Fedatoooooooooo(nossa quantos anos).Eu, uma paulistana morando aqui há anos,passei minha adolescência,meus filhos tive aqui,é mais da metade da minha vida vivo aqui.
Adoro seu Blog!!. Meu bateu uma SAUDADE da minha querida Curitiba….(moro em Bèrgamo, terra dos bisnonnos). AUGURI CURITIBA!!!
E o cão? Mulher curitibana, sócio, filhos, amigos… e o cão? Paulista?
J´boiei!
Fazia um tempo que não abria o blog e me deparei com uma declaração a Curitiba, que é minha cidade, que nenhum curitibano conseguiria fazer.
Parabéns Piá!!