A pequena Emma é filha da fotógrafa Jaime Moore. Para comemorar e registrar o aniversário de cinco anos da filhota, ela resolveu fazer algumas pesquisas na internet e notou que 95% das crianças aparecem fantasiadas de Princesas da Disney. Na mesma hora ela quis ir na direção oposta! “Minha filha não nasceu na realeza, mas sim num país onde ela pode votar, tornar-se médica, piloto, astronauta, até mesmo presidente! E é isso que realmente importa!”, explicou a fotógrafa. Sendo assim, resolveu fazer fotos de Emma, com um outro tipo de fantasia. Elegeu cinco mulheres que fizeram história, foram vanguardistas, quebraram tabus e regras em seu tempo e lutaram pelos direitos das mulheres como modelos para as fotos. Sem dúvida, bem diferente das princesinhas. E por fim, ainda registrou Emma como candidata a presidente; porquê não?! “Feministamente legaus”!
Susan Brownell Anthony (15/02/1820 – 13/03/1906) – Professora feminista, sufragista e reformista que ficou conhecida por sua luta pela igualdade da mulher no direito à educação, ao trabalho e ao voto.
Coco Chanel (
19/08/1883 – 10/01/1971) – A importante estilista francesa cujas criações influenciaram a moda mundial e fundadora da grife Chanel.
Amelia Earhart (24/07/1897 – desaparecida em 02/07/1937) – Pioneira na aviação americana, autora e defensora dos direitos das mulheres. Entre muitos outros feitos e recordes, foi a primeira mulher a receber a “The Distinguished Flying Cross“, condecoração dada por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico.
Helen Keller (
27/06/1880 – 01/06/1968) – Importante escritora, filósofa, conferencista e ativista social americana, provou que deficiências sensoriais não impedem a obtenção do sucesso, uma vez que ela própria havia ficado cega e surda muito jovem por causa de uma doença. Ficou famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência.
Jane Goodall (03/04/1934 – ) – Primatóloga, etóloga e antropóloga britânica que estudou a vida social e familiar dos chimpanzés em Gombe, Tanzânia, ao longo de 40 anos. Os seus estudos contribuíram para o avanço dos conhecimentos sobre a aprendizagem social, o raciocínio e a cultura dos chimpanzés selvagens. É mensageira da paz das Nações Unidas, fundou o Jane Goodall Institute e é afiliada ao ao grupo defensor dos animais Humane Society of the United States.
Emma já é uma excelente modelo! Uma graça.
A ideia é ótima. O único erro foi fantasiá-la de Coco Chanel, que era extremamente racista e xenofóbica, tendo apoiado totalmente os invasores nazistas na França – politicamente, mas não somente.
Para não dizerem que é invenção: http://gawker.com/5830704/coco-chanel-collaborated-with-the-nazis-sexually-and-otherwise
Enfim, de resto foi uma iniciativa muito original da mãe fotógrafa.