Se quando falavam em baiacu você só lembrava do peixinho que infla ao ser ameaçado, vai ficar surpreso com esta novidade! É que uma espécie do peixe tem a fantástica capacidade “artística” de fazer círculos na areia do fundo do oceano para atrair parceiras. Mesmo com imagens e todas as evidências, o elaborado desenho parecia impossível de ser feito por um pequenino peixe.
Enfim, o fotógrafo japonês Yoji Ookata, que já havia feito fotos dos círculos, conseguiu filmar a obra em construção com uma equipe de filmagem da NHK. O peixe e sua arte que já havia sido a estrela de um programa da rede japonesa, agora teve a comprovação de seu talento registrada em vídeo.
Os círculos (que neste caso media aproximadamente 6,5 m de diâmetro) possuem sulcos e ranhuras que atraem as fêmeas e traçam um caminho do leito do mar até o esperto baiacu namorador. Ali eles casalam e no centro do belo desenho os ovos são depositados. Segundo os cientistas, quanto mais nervuras houver no círculo, maior a chance do acasalamento ocorrer.
O fantástico baiacu – conhecido por ser uma perigosa iguaria servida à mesa apenas por chefs credenciados – utiliza pequenas conchas, que após quebradas com a boca, são utilizadas para criar os sulcos. Elas ainda servem como alimento, com nutrientes vitais, para os futuros peixinhos que eclodem dos ovos. A natureza é genial e sempre surpreende mesmo! “Circularmente legaus”!
This is umbelivable!!!