É bater o olho e lembrar dos primeiros modelos de bicicletas. A lembrança é óbvia porque o estúdio de design alemão DING3000 em parceria com a gigante Basf, acaba de divulgar imagens de um protótipo batizado de Concept 1865. O bichão é quase todo feito em polímeros desenvolvidos pela Basf, alguns pra lá de inovadores. A diferença entre outros veículos que utilizam peças de plástico é o conceito de e-bicycle. O Concept 1865 – Rethinking Materials incorpora mais de 20 plásticos que vão de poliuretanos até termoplásticos, espumas, resinas epóxi e produtos compostos e muitas outras particularidades. Conta ainda com um motor elétrico cuja bateria está incorporada ao banco. O grande objetivo do bicicletão rejuvenescido e modernoso é ajudar em novas aplicações para mobilidade e urbanização com base em plásticos modernos. “Plasticamente legaus”!
Que trambolho!!!
Se o objetivo era propor novos materiais e conceitos de locomoção urbana, eles conseguiram a proeza de associar suas inovações a algo arcaico nada pratica e perceptivelmente desconfortável, o joelho do usuário quase bate no guidão.
Se esse projeto de bicicletas fosse no mínimo satisfatório ainda hj haveria alguém produzindo algo do gênero.
Emerson,
Acho que faltou um pouco de interpretação de texto da sua parte.
O objetivo não é comercial, é voltar ao ano de fundação da BASF e utilizar os materiais de hoje para refazer a primeira bicicleta movida a pedal, que era a tona na época.
Simples, a BASF não faz bicicletas, estuda materiais e os aplica nos mais diferentes produtos. Pegaram uma carona na popularidade da bicicleta, só.
Qual seria o impacto se fizessem uma bici moderna, como mil outras que existem por aí?