Sofá de cinema

Eu ouvi falar no Immersit no começo do ano em um post do Gizmodo direto da CES 2016. Como a ideia da startup francesa ainda ia se desenvolver mais – era apenas um protótipo – e buscar financiamento através de crowdfunding, achei melhor esperar. Eis que a coisa andou e no final do ano devem estar no mercado os primeiros Immersit. Embora as imagens possam dar a entender, não se trata de um móvel, mas sim de um sistema que transforma o seu sofá em uma verdadeira experiência sensorial encontrada apenas em poucas salas de cinema.

A simulação de movimentos como quedas, trepidação e vibrações se dá graças a pés dinâmicos que se mexem através de motores. São eles que inclinam o conjunto para frente, para trás, para cima, para baixo e para os lados com intensidades diferentes. São 200 movimentos diferentes no total e segundo o fabricante, basta conectar o Immersit na saída de áudio da TV para que seu software detecte em tempo real os códigos de movimento através do som; padrões específicos que indicam a forma em que o sofá deve se mover.

sofa-de-cinema-bem-legaus-1
sofa-de-cinema-bem-legaus-3
sofa-de-cinema-bem-legaus-5

Além de filmes, os games também poderão entrar em uma outra dimensão com o sistema, ainda mais porque poderá se contar também com a realidade virtual. A questão é que nem sempre você vai aguentar ficar tremendo e chacoalhando por umas duas horas e talvez o Immersit seja bacana eventualmente. Seja como for, eu curti muito a ideia. Para quem se preocupa com possíveis acidentes, o Immersit suporta até 500 kg, incluindo móvel e pessoas, e caso alguma coisa entre embaixo do sofá, os sensores detectam e param os movimentos. Os primeiros sistemas estão em pré-venda por U$ 349,00. “Chacoalhantemente legaus”!

sofa-de-cinema-bem-legaus-2
sofa-de-cinema-bem-legaus-4

Link para mais informações

One thought on “Sofá de cinema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *